1. Eu ganho algo em troca se apoiar um projeto?

Pessoas físicas e jurídicas terão acesso a uma série de contrapartidas, dependendo da faixa de valor que for investido.

Se o investidor optar por apoiar diretamente um projeto, deverá consultar o plano de cotas e contrapartidas e o proponente do projeto se comprometerá a entregar o que for acordado em seu plano de cotas.

Se investir no Fundo Arte Movimenta, também poderá ter benefícios e será contatado pela equipe do Movimenta para alinhamento das entregas.

Exemplos de contrapartidas (definidas, conforme projeto apoiado e/ou cota de investimento): exposição da marca em canais de comunicação, brinde, agradecimento personalizado, etc.

 

2. Quem faz parte do Arte Movimenta SJC?

Arte Movimenta é uma iniciativa voluntária sem fins lucrativos, que surgiu como proposição de profissionais de São José dos Campos que trabalham em várias áreas ligadas às artes e à cultura no enfrentamento aos desafios impostos pela pandemia coronavírus.

É inicialmente formada por: Célia Barros, Cris Abreu, Danilo Ferrara, Elaine Rosário, Luciana Ciucci, Marcos Librantz, Pamela Suguita, Patricia Ioco e Pitiu Bomfin.

 

3. Por qual motivo o fundo retém 20% de todo o projeto?

Os 20% retidos incidem sobre todo valor captado, sendo que 10% serão direcionados para custos administrativos (taxa da plataforma de crowdfunding, taxas bancárias, manutenção do site, serviços de Correios e entrega para firmamento de contratos, entre outras) e os outros 10% serão direcionados aos projetos que não tiverem sucesso na captação durante os 30 dias que foram expostos na Vitrine Movimenta.

 

4. Como posso saber se um patrocinador investiu no meu projeto?

No site, será possível acompanhar a captação em tempo real e as pessoas físicas e jurídicas poderão escolher se investirão diretamente em seu projeto ou no fundo. Caso optem pelo seu projeto, teremos disponível a informação do montante captado por projeto.

 

5. Posso cobrar ingresso na minha live?

Sim, o objetivo é que os projetos gerem emprego e renda aos profissionais da área cultural e artística. Pode haver cobrança de ingresso ou inscrições em oficinas e cursos, pode ser uma plataforma de venda de obras de artes, entre outras formas de fomentar a economia criativa.

 

6. Posso fazer uma ação solidária na execução do meu projeto em benefício de uma instituição que não seja de SJC?

O evento pode ser solidário, no entanto, neste momento o Arte Movimenta está focado em ações para a cidade de São José dos Campos.

 

7. Posso oferecer meus serviços para os projetos culturais? E se eu não for de SJC?

Sim, todos são bem-vindos nessa causa.

 

8. Como será feita a prestação de contas do que for captado na vaquinha online?

A plataforma escolhida demonstrará em tempo real o montante captado. Ao final dos 30 dias de captação, o Arte Movimenta publicará um relatório de transparência em seu site e redes sociais demonstrando como o valor foi/será utilizado (projetos captados, custos administrativos, valores distribuídos entre os projetos que não obtiveram captação, etc)

 

9. E se eu conseguir patrocínio por fora? Ainda tenho que destinar os 20% pro fundo?

A iniciativa Arte Movimenta SJC é voluntária e sem fins lucrativos e visa ser uma aceleradora de projetos culturais. Se o projeto foi inscrito e aprovado nesta plataforma é importante que todos os acordos e regras sejam cumpridos igualitariamente e firmados em contrato com o Movimenta. Assim todos seguirão fomentando e beneficiando a cadeia de serviços e profissionais da arte de SJC. Lembre-se que uma parte dessa porcentagem apoia a viabilização outros projetos culturais.

 

10. Resido em cidade próxima a SJC, mas boa parte do meu trabalho é executado em SJC, posso participar?

Sim, mas é importante que o proponente seja residente em São José dos Campos, bem como a maioria dos integrantes do projeto (metade +1).

 

11. E se eu investir em um projeto que não alcançou captação e não poderá ser realizado? Terei meu dinheiro de volta?

Os projetos que não tiverem captação total poderão rever seu escopo e orçamento para receberem o valor parcial. Caso isso não seja possível e a realização não se viabilize, o recurso será destinado para o Fundo e suportará outros projetos culturais. De qualquer forma, em todo o processo haverá mentorias dadas pelos voluntários do Arte Movimenta e o projeto será beneficiado.

 

12. Por que vcs não atendem mais de 10 projetos?

Neste primeiro ciclo, vamos receber 10 projetos. Mas há a pretensão de abertura de um segundo ciclo para recebimento de novos projetos, mediante análise dos resultados do primeiro ciclo.

 

13. Existe a previsão de lançar para outras cidades?

Não há previsão de lançamento em outras cidades, mas a equipe do Arte Movimenta está à disposição para auxiliar líderes de outros municípios que tenham interesse em implantar uma iniciativa similar.

 

14. Quero ser voluntário, mas sou de outra cidade, posso me inscrever?

Sim.

 

15. Posso inscrever mais de um projeto?

É possível inscrever mais de um projeto, mas serão contemplados projetos de diferentes proponentes para que o Movimenta atenda o maior número possível de profissionais.

 

16. Quais serão os critérios de seleção dos projetos?

- Relevância do projeto e adequação ao momento da pandemia

- Adequação do cronograma

- Capacidade técnica

- Impactos econômicos na cadeia cultural e de economia criativa

- Alcance do público favorecido

- Prioridade a projetos cujos participantes se encontram em situação de vulnerabilidade

- Ações afirmativas e acessibilidade educativa

- Possibilidades de contrapartidas oferecidas

 

17. Todos os integrantes do coletivo precisam residir em SJC?

É desejável que a maioria dos integrantes residam em SJC ou tenham histórico de atuação na cidade.

 

18. O que contempla a taxa administrativa?

Dos 20% do valor captado que ficarão retidos no Fundo, 10% serão para taxas administrativas, que contemplam: taxa da plataforma de crowdfunding, taxas bancárias, manutenção do site, serviços de Correios e entrega para firmamento de contratos, entre outras.

 

19. Por que é necessário ter ao menos 3 integrantes no projeto?

O principal objetivo do Arte Movimenta SJC é fomentar projetos feitos em coletividade, para movimentar a cadeia cultural da cidade, envolvendo o máximo possível de profissionais do setor. Estes três integrantes poderão ser artistas, fornecedores, prestadores de serviços, etc.

Seja um apoiador do Arte Movimenta

A arte precisa de você porque todos precisamos de arte.

Contribua e faça a diferença!

  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do YouTube Preto
  • Preto Ícone LinkedIn